Clique para ligar - Plantão 24hrs: (41) 9 8807-0880

Advogado para Compliance Criminal em Curitiba

Leia mais sobre Direito Criminal em Curitiba

Compliance Criminal: uma solução para os crimes empresariais

Nos últimos tempos, a preocupação com os crimes empresariais no âmbito corporativo gerou o desenvolvimento de uma nova área do Direito, o Compliance Criminal. Não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro a busca por uma saída tornou-se prioridade. 

O Compliance Criminal está fundamentado na ideia da conformidade legal, tendo por pressuposto a prevenção. Ou seja, o principal objetivo é agir de forma a impedir que os crimes empresariais ocorram no mundo dos negócios.

Veja com esse artigo o que são os crimes empresariais e entenda como o Compliance Criminal pode agir para coibir essa prática. Além de estabelecer parâmetros para uma conduta ética, legal e transparente no âmbito corporativo. 

O que são crimes empresariais de acordo com a legislação

Os crimes empresariais constituem-se como atos ilícitos praticados pelos gestores ou sócios das empresas, estando relacionados de forma direta com a atividade exercida.  De um modo geral, estão ligados com a gestão financeira, tributária e trabalhista do negócio.

Nesse sentido, são crimes específicos tratados em leis especiais, além de que o acusado será sempre o gestor ou sócio da empresa. Mas, nunca a empresa em si. 

Crimes empresariais mais comuns em relação aos impostos e contribuições 

1 – Sonegação fiscal: fraudar a apuração do imposto devido, podendo não fornecer as informações necessárias ou omitindo dados nas declarações prestadas;

2 – Contra a Ordem Tributária: usa de meios ilícitos para reduzir o valor dos tributos; 

3 – Contra o Sistema Financeiro Nacional ou Lei do Colarinho Branco:  gestão fraudulenta e/ou equiparada de instituição financeira;

4 – Apropriação Indébita previdenciária: uso pelos gestores de valores retidos de terceiros em seu favor ou da empresa; 

5 – Lavagem de Dinheiro ou ocultação de bens: ato de ocultar ou dissimular a origem ilícita de bens ou valores que são provenientes de crimes; 

6 – Evasão de Divisas: ato de enviar dinheiro para fora do país, envolvendo valores acima de R$ 10 mil; 

7 – Contrabando: ato de transportar ou comercializar produtos ilegais no país; 

8 – Descaminho: parecido com o contrabando, sendo o crime de não pagar os tributos.

Crimes empresariais mais comuns em relação às atividades e ao mercado

1 – Contra o Mercado de Capitais: ato de manipular o mercado e fazer uso indevido de informações privilegiadas; 

2 – Contra a Economia Popular: atos que ferem a livre concorrência e visam a formação de cartéis, bem como a manipulação de preços e tendências de mercado; 

3 – Contra as Relações de Consumo: venda de produtos vencidos, adulterados, peso incorreto, além de desrespeitar as normas da Anvisa e Inmetro; 

4 – Crimes Falimentares: intenção de fraudar credores, fornecer informações falsas, quebrar sigilo empresarial, ocultar ou apropriar bens, favorecer alguns credores; 

5 – Concorrência Desleal: ato de usar de meios Ilegais para aumentar o lucro e os clientes, causando prejuízo aos componentes;

6 – Contra a Propriedade Industrial: ato de produzir alguma coisa que já patenteada sem autorização de seu proprietário; 

7 – Contra a Propriedade Intelectual: ato que lesa o direito autoral;

8 – Crimes Licitatórios: ato de participar de licitações obtendo vantagens em desfavor dos outros participantes; 

9 – Crimes Ambientais: atos que prejudicam a flora e a fauna;

10 – Crimes Informáticos: atos ligados à invasão, inserção, alteração e eliminação de dados ou sistemas de computador. 

Compliance Criminal: iniciativa para inibir crimes empresariais 

A preocupação crescente com a questão dos crimes empresariais, não apenas no país, mas como no mundo inteiro, levou a criação do Compliance Criminal. De fato, trata-se de uma nova área do Direito, voltada para estabelecer e implementar diretrizes empresariais. 

Desse modo, o objetivo dessas diretrizes consiste em inibir e prevenir condutas consideradas danosas aos funcionários e gestores. Isso porque estão indo com a legislação vigente, além de gerarem prejuízo para a empresa.

Os fundamentos dessa nova área estão alicerçados nas práticas de caráter preventivo, visando manter o controle financeiro e desenvolver análise tributária. Assim como monitorar as operações e qualificar os colaboradores para execução desses pressupostos.

É fácil perceber que o foco da abordagem do Compliance Criminal está em identificar situações que oferecem facilidades para ações ilícitas e condutas suspeitas. Nesse sentido, atua de forma diferenciada do direito penal, pois visa evitar que o delito ocorra.

Mesmo estando ligado ao combate de crimes, envolvendo corrupção e lavagem de dinheiro, tem um objetivo muito maior. Já que a sua atuação ocorre em todas as atividades da empresa, impedindo a responsabilização da empresa, por exemplo, por crimes ambientais. 

É indiscutível como a implementação do compliance criminal é capaz de melhorar a credibilidade da empresa e sua reputação no mercado. Principalmente, nos últimos tempos em que a sociedade cobra uma atuação mais efetiva contra os crimes empresariais. 

Como implementar um programa de Compliance Criminal no ambiente corporativo 

É interessante conhecer os principais objetivos do Compliance Criminal, antes de tratar efetivamente da forma de implementação de um programa no ambiente corporativo. Veja a seguir:

1.º – Impede a responsabilização penal e estimula a empresa a cumprir a legislação criminal;

2.º – Estabelece uma gestão de riscos criminais e evita o prejuízo financeiro por conta de sanções e multas;

3.º – Fomenta uma conduta ética da equipe, preserva a integridade da empresa e protege a imagem institucional;

4. – Monitora a relação com parceiros e fornecedores, assegurando transparência e legalidade;

5.º – Combater crimes como lavagem de dinheiro, fraudes, corrupção e financiamentos de atos ilícitos.

Tendo em vista a ampla atuação do Compliance Criminal, para implementá-lo no ambiente corporativo é necessário adotar os seguintes procedimentos:

1.º – Para ter conformidade legal é fundamental conhecer a legislação vigente que trata dos crimes empresariais, principalmente o Código Penal Brasileiro;

2.º – Desenvolver um plano de ação que estabeleça medidas de prevenção, fiscalização e monitoramento, por exemplo:

  • Implementar controles financeiros e fiscais;
  • Monitorar continuamente o recolhimento de tributos;
  • Acompanhar a execução dos relatórios contábeis, financeiros e gerenciais;
  • Atender a legislação ambiental com regras específicas, conforme a empresa;
  • Acompanhar os processos de licitação em que a empresa participa;
  • Implementar auditorias periódicas para avaliação da gestão e resultados.

3.º – Envolver os funcionários tanto para a elaboração do plano de ação quanto para a sua execução, visto ser imprescindível o engajamento e comprometimento de todos;

4.º – Estabelecer como norma para qualquer contratação de serviços de terceiros, a realização de uma due diligence. Ou seja, adotar o critério de realizar uma avaliação antecipada dos riscos relacionados à contratação de parceiros.

Portanto, a adoção de um programa de Compliance Criminal é uma solução assertiva para coibir crimes empresariais e garantir a legalidade das práticas de gestão da corporação. 

Leia mais sobre Direito Criminal em Curitiba

Deixe um comentário

Entre em contato para agendar uma consultoria.

Janis Oliveira Advocacia
R. Mateus Leme, 1970

Curitiba, PR - Centro Cívico

× Fale com um advogado agora!