O estigma do advogado criminalista: “os defensores de bandidos”…!
O advogado criminalista é uma figura que costuma despertar certo estigma na sociedade. Muitos acham que esses profissionais “defendem bandidos”, e que sua atuação na Justiça é sempre negativa.
Na realidade, a advocacia criminalista é uma área complexa, que exige conhecimento técnico e capacidade de análise para lidar com casos criminais. Os advogados criminalistas têm o papel de DEFENDER OS DIREITOS dos acusados, de garantir a estrita aplicabilidade da lei, ou seja, que a Justiça seja feita de forma equânime.
Embora a imagem do advogado criminalista seja associada ao crime, essa é uma profissão importante para a sociedade, que contribui para a garantia dos direitos dos cidadãos, garantindo um bom andamento processual, garantindo a imparcialidade em um julgamento, celeridade processual, etc.
Muitos acreditam que os profissionais que atuam na área defendem criminosos e se envolvem em atividades ilícitas.
A realidade, no entanto, é bem diferente. Os advogados criminalistas, em sua esmagadora grande maioria, são profissionais altamente qualificados, que dedicam a vida ao estudo da lei e à defesa dos direitos de seus clientes.
Com isso, temos que a atuação dos advogados criminalistas é essencial para garantir a presunção da inocência dos acusados e assegurar o devido processo legal.
Por fim, é sempre importante lembrar que todos nós estamos sujeitos às injustiças e ao poder esmagador do Estado, e por este motivo, defendemos inocentes e culpados, cada qual com as suas necessidades.